Lideranças, Conselho e Comitê

Liderança

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Jean Carlo Klaumann CEO 19/10/2022 02 anos

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia, com graduação em Marketing e especializações em Gestão Executiva, Data Science, Inteligência Artificial e Governança Corporativa por instituições como Fundação Dom Cabral, University of Chicago e IBGC. Klaumann ocupou cargos como Diretor Comercial na Datasul de 2005 a 2008, Diretor de Operações na TOTVS de 2008 a 2011, e em 2011 iniciou sua história na Linx/StoneCo, nos cargos de Vice-Presidente de Operações e Digital & Omni Commerce. Além de seu profundo conhecimento em gestão executiva e tecnologia aplicada à digitalização do ecossistema de varejo, o Sr. Jean Carlo Klaumann possui em seu currículo dois IPOs e mais de 30 aquisições

David Abuhab CPO 19/10/2022 02 anos

David é Chief Product Officer da Neogrid. Graduou-se em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e possui especialização em Finanças com ênfase em Fundos de Investimentos e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas, Liderança de Produtos Digitais pela Tera e Negócios pela Stanford Graduate School of Business. Foi gerente de marketing e CEO da Camerite, plataforma de videomonitoramento em nuvem, da qual também é co-fundador. Desde março de 2015 é investidor da Motoboy.com, empresa de tecnologia que atua com soluções de entregas last-mile. Atua como membro do conselho da Rio Pardo Bioenergia, da NeoGrid Datacenter e da R&B Rastreabilidade Brasil. Na Neogrid, teve passagem entre 2008 e 2012, quando atou como consultor de negócios, implementando as soluções da empresa em clientes como O Boticário, ETNA, Nivea, We Fashion e Gsus. Desde 2015, atua nas áreas de produtos, inovação e novos negócios, onde liderou os recentes processos de M&A da companhia, em especial a recente aquisição da Accera.

Paulo Lucena CCO 19/10/2022 02 anos

Trabalha na busca da superação de metas e na expansão dos negócios da empresa, onde atua há mais de 8 anos e já foi responsável pela gestão comercial da carteira de novos clientes e grandes contas. Em sua trajetória, passou pelas empresas de software Datasul/Totvs e SoftExpert, onde integrou projetos de concepção de aplicativos e, principalmente, na consultoria de CRM e processos de gestão de processos e atendimento e vendas. Formado em administração com habilitação em marketing, tem dois MBAs na área comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Robson Munhoz CCSO 19/10/2022 02 anos

Robson é sócio fundador da BIS Company – empresa especializada na produção de informações para a gestão de abastecimento e integração entre a indústria e o varejo –, adquirida pela NeoGrid em 2014. Atuou por 11 anos na BIS e 10 anos como responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios e Novas Verticais pela Interchange Serviços S.A., sendo responsável pelo desenvolvimento do processo comercial na relação indústria e varejo. No mercado financeiro, atuou por sete anos no desenvolvimento de estratégias para divulgação, implementação e comercialização de produtos eletrônicos utilizados na relação B2B. Participou do Comitê de Reabastecimento Contínuo e Processos Financeiros no ECR Brasil e foi consultor em projetos de e-business, SCM e CPFR. É Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, é pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP, com especialização em Supply Chain Management pela Universidade de Michigan.

Susana Russi Salaru CFO e DRI 19/10/2022 02 anos

Atual Chief Financial Officer da Neogrid, Susana é também responsável pelas Relações com Investidores na companhia. Susana É graduada em administração pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), e concluiu MBA na Duke – Fuqua School of Business, em 2004. Atuou em Equity Research nas instituições Safra Asset, de 2004 a 2007, e desde 2007 no Itaú BBA. Com foco no setor de Tecnologia e Telecom desde 2008, Susana liderou e dirigiu os times de cobertura e participou em diversos processos de IPO de companhias de Tecnologia, Telecom e Educação. Sua atuação destaque nas coberturas do mercado brasileiro e LatAm lhe conferiu participação no ranking da Institutional Investor de 2014 a 2018.

Carlos Alberto Soares Pereira CTO 19/10/2022 02 anos

Carlos Pereira é um executivo sênior de tecnologia com mais de 25 anos de experiência na área, é formado em Tecnologia pela UTESC e possui diversas especializações na área, em instituições como Stevens Institute of Technology, Harvard Business School e MIT Sloan. Em sua trajetória profissional, destacam-se as atividades como diretor de serviços, P&D e operações no grupo TOTVS, CTO da Senior Sistemas, e em sua experiência mais recente atuava como executivo sênior de tecnologia do Mercado Livre.

Bruno Nascimento Pereira CHRO 19/10/2022 02 anos

Bruno Pereira tem mais de 20 anos de experiência em Gente & Gestão para tecnologia e startups. Algumas das empresas que ele ajudou: MongoDB, Stone, Sprinklr, VTEX, Endemol, Maker Studios/Disney, Oi, Bemobi.​ Sua experiência  antes da Neogrid foi como VP de Pessoas e Gestão da Cortex Intelligence. Bruno é graduado em Psicologia Social e Pesquisa Científica pela UFRJ, com especialização em Gestão de RH e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.​

Fernando Rheingantz CRO Novembro de 2022 Unificado aos demais diretores

Fernando Rheingantz é formado em International Business pela Belmont Abbey College, com pós graduação na Fundação Dom Cabral e especialização na IESE e traz uma forte história de crescimento em setores como bens de consumo, varejo, saúde e telecom. Possui mais de 20 anos de experiência profissional atuando nos segmentos B2C e B2B com desenvolvimento de canais, expansão de negócios e gestão completa de P&Ls. Fernando tem passagem por importantes empresas nacionais e multinacionais como: C&A, Nokia, Ancar Ivanhoe, Vivo, Raia Drogasil e Unidas.

Felipe Guerra Abreu CSO Novembro de 2022 Unificado aos demais diretores

Felipe é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Iniciou sua carreira como consultor da Brain & Company, onde atuou, principalmente, com varejo e bens de consumo em projetos de Pricing, Planejamento de Sortimento e Go to Market. Felipe atuou como Gerente Sr. na C&A nas áreas de Alocação, BI, Mkdown Management e no desenvolvimento de projetos para alavancagem de venda através de Supply Chain. Sua última experiência foi como Diretor de Operações da Tok&Stok, gerenciando as 70 lojas e quase 2.000 pessoas no time de vendas.

Conselho de Administração

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Miguel Abuhab Presidente do Conselho 19/10/2022 02 anos

Miguel é engenheiro mecânico graduado pelo ITA – Instituto de Tecnologia da Aeronáutica. Em 1978, fundou a Datasul, que se tornou a maior empresa de software ERP no Brasil. Duas décadas depois, em 1999, fundou a NeoGrid, líder no Brasil em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) – onde é, atualmente, presidente do conselho. Paralelamente, desde 2003, Abuhab tem trabalhado em seu Plano de Simplificação Tributária para o Brasil, que serviu como base para o relatório da reforma tributária do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, aprovado em dezembro de 2018 na comissão especial da Câmara dos Deputados. Abuhab incorpora em seu business expertise a Teoria das Restrições (TOC), desenvolvida por Eliyahu Goldratt, e ideias relacionadas à cadeia de suprimentos. Também é membro fundador da organização TOCICO – Theory of Constraints International Certification Organization. O empresário ainda atua fortemente em projetos de responsabilidade social, focados em educação. O programa de TOCfE (TOC for Education), patrocinado pelo Instituto Miguel Abuhab (IMA), já formou 126 professores voluntários em 22 escolas da rede pública de ensino de Joinville, atendendo mais de 9 mil crianças.

Jorge Steffens Vice Presidente Cons. de Administração 19/10/2022 02 anos

O Sr. Jorge Steffens possui vasta experiência em empresas de tecnologia. É formado em Ciências da Computação, com pós-graduação em Engenharia da Produção e Marketing, e formação executiva pela Stanford University. Atuou na Datasul desde 1982 em diferentes áreas como desenvolvimento de produtos, suporte e comercialização de softwares. Em 2003 assumiu o cargo de Diretor Presidente da empresa, e em 2006 liderou o processo de IPO da companhia, executando um processo de expansão agressivo através de aquisições e internacionalização da Datasul. Em 2008 participou do processo de fusão da Datasul com a Totvs, empresa que deixou em novembro do mesmo ano. Em 2009 fundou a gestora Oria Capital, com foco em Private Equity no setor de Tecnologia, e atualmente é membro dos Conselhos de Administração das companhias Zenvia, Softplan, Geofusion e Knew.in.

Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes Conselho de Adm. Independente 19/10/2022 02 anos

Ana Novaes graduou-se em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkley e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Desde 1998, é membro do CFA® Institute. Atualmente é membro do conselho de Administração do Fundo Garantidor de Crédito e da OEC – Odebrecht Engenharia e Construção servindo como coordenadora de seu Comitê de Auditoria, e conselheira do Comitê de Aquisições e Fusões. Entre julho/2012 e dezembro/2014 foi Diretora da CVM. Anteriormente foi membro do Conselho de Administração da CCR (membro independente entre maio 2002-junho 2012 e membro não independente 2015 – 2019), da CPFL Energia (2007 – 2012), Metalfrio (2009 – 2012) e Datasul (2006 – 2008). Foi também consultora do Comitê de Auditora da Companhia Siderúrgica Nacional (2006 – 2011); diretora de investimentos do Pictet Modal Asset Management S.A. (1998-2003); e analista de renda variável do Banco de Investimentos Garantia (1995-1997). Trabalhou no Banco Mundial em Washington, D.C. entre 1991 e 1994, tendo ainda lecionado macroeconomia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e na Universidade Federal de Pernambuco (1991).

Marcos Guimarães Grasso Conselho de Adm. Independente 19/10/2022 02 anos

Marcos Guimarães Grasso, graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com formação executiva em Governança, Gestão e Liderança pela Universidade de Harvard, Universidade de Oxford e Insead. É Coach certificado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Atuou como membro do conselho de administração de empresas como BRF, Tok Stok, Cacau Show, Marilan, Iberchem, Condor, C&A e Instituto Akatu. Possui mais de 30 anos de experiência em empresas de consumo no Brasil, Asia, Europa e Estados Unidos em empresas como Warner-Lambert, Pfizer, Cadbury e Mondelez/Kraft Foods, onde foi CEO no Brasil. Atualmente, é responsável pelas operações da América do Sul da firma francesa de investimentos Eurazeo, bem como sócio da consultoria M2G Advisors, que serve investidores, conselhos e executivos na área de estratégia, gestão e desenvolvimento humano. Atua como coach de CEO’s e mentor da Endeavor e do Programa Diversidade em Conselhos.

Alberto Menache Conselho de Adm. Independente 19/10/2022 02 anos

O Sr. Alberto Menache é empresário e possui vasta experiência no ramo de tecnologia. Foi co-fundador da Linx S.A. onde trabalhou por mais de 30 anos ocupando cargos de CEO e Vice-presidente do Conselho de Administração. Em 2020 participou do processo de venda entre Linx e Stone.co. Menache também foi Conselheiro da Arco Educação e atualmente, Sr. Menache é membro do Conselho Consultivo do Alicerce.

Comitê de Auditoria

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes Coordenadora do Comitê de Auditoria 19/10/2022 02 anos

A Sra. Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes, formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em dezembro de 2007. Possui doutorado em Economia pela Universidade Berkeley da Califórnia. Desde 1998, é membro do CFA® Institute. Atualmente é membro do conselho de administração do Fundo Garantidor de Crédito e da OEC – Odebrecht Engenharia e Construção servindo como coordenadora de seu Comitê de Auditoria, e conselheira do Comitê de Aquisições e Fusões. Foi Diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de julho de 2012 a dezembro de 2014. Anteriormente foi membro do Conselho de Administração da CCR (membro independente entre maio 2002 a junho 2012 e membro não independente entre agosto de 2015 a abril de 2019), da CPFL Energia (de abril 2007 a junho 2012), Metalfrio (de maio 2009 a junho 2012) e Datasul (de abril 2006 a agosto2008). Foi também consultora do Comitê de Auditora da Companhia Siderúrgica Nacional (de agosto 2006 a julho 2011); diretora de investimentos do Pictet Modal Asset Management S.A. (de 1998 a 2003); e analista de renda variável do Banco de Investimentos Garantia (de 1995 a 1997). Trabalhou no Banco Mundial em Washington, Estados Unidos entre 1991 e 1994, tendo ainda lecionado macroeconomia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2003 e na Universidade Federal de Pernambuco no primeiro semestre de 1991. Possui ainda tem vários artigos técnicos publicados em revistas técnicas. Ana é membro do Conselho Curador da Fundação do Câncer e do Conselho Fiscal do Instituto de Estudos para Políticas Públicas e sócia fundadora da Oitis Consultoria Econômica e Financeira Eireli para avaliação de empresas e governança corporativa.

Marcelo Lima Tonini Membro do Comitê de Auditoria 19/10/2022 02 anos

O Sr. Marcelo Lima Tonini foi sócio responsável pelas unidades de negócios da KPMG em Santa Catarina, em Joinville e Florianópolis, durante 13 anos. É responsável técnico por diversos projetos focados em auditoria e impostos, aplicados em empresas de diversos setores da economia como Alimentício, Têxtil, Metalmecânico, Construção Civil, entre outros. O Sr. Marcelo Lima Tonini tem domínio de normas contábeis nacionais e internacionais – CPC e IFRS, experiência no uso e integração com os sistemas ERP, inscrição ativa no CRC – Conselho Regional de Contabilidade e experiência em projetos de abertura de capital na BOVESPA em empresas dos setores Têxtil e Agronegócio. Possui atuação na gestão de vários projetos simultâneos e complexos, envolvendo diferentes produtos, equipes e áreas de negócio, otimização de metas, custos, prazos e qualidade das entregas, e tem extensa experiência em gestão operacional dos projetos ao longo do ciclo de vida (cronogramas, backlogs, baselines, listas de pendências e planejamento de entregas) e gerenciamento de conflitos relacionados ao trabalho em equipe. Ainda é responsável pelo processo de melhoria do nível de engajamento dos colaboradores, atingindo índices acima da média da Organização e tem ampla experiência em processos de Planejamento Financeiro e todas as rotinas envolvidas, como Gestão de Fluxo de Caixa, Investimentos, Gestão Orçamentária, Forecast, visão sistêmica de Processos de Negócios, com facilidade para mapeamento de processos e fluxos, compreensão de modelos de negócios e propostas de melhorias.

Paulo Sérgio Dortas Matos Membro do Comitê de Auditoria 19/10/2022 02 anos

Paulo Sérgio Cruz Dortas Matos é formado em contabilidade e economia, conta com mais de 30 anos de experiência em auditoria financeira e em revisão e avaliação de procedimentos de controles internos para companhias nacionais e globais. Sua experiência inclui ainda a liderança em projetos de due diligence para fundos de private equity e venture capital. Foi sócio da área de Strategic Growth Markets (SGM) da Ernst & Young, focada no desenvolvimento de oportunidades para empresas de diferentes indústrias e também no processo de abertura de capital (IPOs). Dortas é também membro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Conselho Fiscal

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Piedade Mota da Fonseca Membro efetivo do Conselho Fiscal Data da Eleição: 27/04/2022 01 ano

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA da Amana e com STC Skills, Tools and Competencies Executive Program da FDC e da Kellog School of Management. Possui 42 anos de experiência em Gestão, Auditoria, Avaliação de Controles Internos, Análise de Riscos e Compliance. Foi Diretora da Auditoria Interna da CSN Companhia Siderúrgica Nacional por 15 anos, onde introduziu a SOx Sarbanes Oxley Act e difundiu os conceitos de avaliação de riscos, bem como implantou o Manual da Organização, com as principais Diretrizes, Normas e Procedimentos das empresas do grupo, inclusive, as de Governança Corporativa. Atuou como membro titular dos Conselhos de Administração da Inepar FEM (em 1997), Eletropaulo (em 1998) e Condor-Tecnologias não Letais (de SET/2012 a NOV/2015), nesta última, também presidiu o Comitê Financeiro. Atuou, ainda, como membro efetivo do Conselho Deliberativo da CBS Previdência (de ABR/2003 a MAI/2013), onde também exerceu cargo de Presidente da CBS Previdência, por 3 meses e, ainda, como membro suplente do Conselho de Administração da Namisa (de ABR/2009 a MAI/2012) e como membro suplente do Conselho Fiscal da VALE (de JUN/1997 a MAR/2001).  É Conselheira Fiscal na CCR S.A. Também é consultora na implantação das áreas de Auditoria Interna, Risco e Compliance.

Alidor Luerdes Membro efetivo do Conselho Fiscal Data da Eleição: 27/04/2022 01 ano

Graduado em Direito pela FURB – Universidade Regional de Blumenau, pós graduado em Administração de Empresas e mestre em Administração de Negócios pela FURB – Universidade Regional de Blumenau. Foi Executivo (Gerente e Diretor) por 39 anos (1971-2010) do Grupo Weg. Exerceu cargos de Diretoria, Corporativo Administrativa/Financeira, dirigindo Departamentos de Controladoria, Finanças, Tecnologia da Informação, Jurídico, Relações com Investidores, Importação e Auditoria Interna. Além disso foi Diretor Superintendente da Weg Transformadores e Vice Presidente do Conselho Deliberativo da Weg Seguridade Social. Foi Membro do Conselho de Administração da HISA S.A. (2006 a 2011), Membro do Conselho de Administração da Zen S.A. (2001 a 2012), do qual foi Presidente. Foi Membro do Conselho Fiscal da Marisol S.A. (2001 a Jul/2012) e Membro do Conselho de Administração da Dudalina S.A. (2010 a 2013), do qual também foi Presidente. Atualmente participa em Conselhos de Administração e/ou Consultivos e é Sócio Diretor na DPL Assessoria Empresarial Ltda.

Gláucio Cunha Barros Membro efetivo do Conselho Fiscal Data da Eleição: 27/04/2022 01 ano

Graduado em Administração de Empresas, pela Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo, tem MBA em Controladoria pela USP/FIA – Dez/02 e MBA CEO GLOBAL pela FGV/ISCTE-IUL – Dez/17. Iniciou sua carreira como auditor externo na KPMG. Atuou por 5 anos como CFO da Sony Brasil, sendo responsável pelas áreas de Finanças, planejamento orçamentário, Impostos, Jurídico, RH e TI. Foi Diretor Financeiro na Hughes Telecomunicações onde implantou sistemas integrados (ERP) e liderou a captação de linhas de crédito para implantação de Hubs de Telecomunicação para empresas de telefonia celular. Em 2021 passou a ser o líder em Finanças da AMCOM Sistemas de Informação S.A., sendo responsável por M&A. Atualmente é certificado como Executivo de Finanças pelo IBEFSP/2019 e Conselheiro formado pelo IBGC/SP.