Lideranças, Conselho e Comitê

Liderança

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Jean Carlo Klaumann CEO 01/03/2022 02 anos

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia, com graduação em Marketing e especializações em Gestão Executiva, Data Science, Inteligência Artificial e Governança Corporativa por instituições como Fundação Dom Cabral, University of Chicago e IBGC. Klaumann ocupou cargos como Diretor Comercial na Datasul de 2005 a 2008, Diretor de Operações na TOTVS de 2008 a 2011, e em 2011 iniciou sua história na Linx/StoneCo, nos cargos de Vice-Presidente de Operações e Digital & Omni Commerce. Além de seu profundo conhecimento em gestão executiva e tecnologia aplicada à digitalização do ecossistema de varejo, o Sr. Jean Carlo Klaumann possui em seu currículo dois IPOs e mais de 30 aquisições

David Abuhab CPO 19/10/2020 02 anos

David é Chief Product Officer da Neogrid e membro efetivo do Conselho de Administração da companhia. Graduou-se em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e possui especialização em Finanças com ênfase em Fundos de Investimentos e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas, Liderança de Produtos Digitais pela Tera e Negócios pela Stanford Graduate School of Business. Foi gerente de marketing e CEO da Camerite, plataforma de videomonitoramento em nuvem, da qual também é co-fundador. Desde março de 2015 é investidor da Motoboy.com, empresa de tecnologia que atua com soluções de entregas last-mile. Atua como membro do conselho da Rio Pardo Bioenergia, da NeoGrid Datacenter e da R&B Rastreabilidade Brasil. Na Neogrid, teve passagem entre 2008 e 2012, quando atou como consultor de negócios, implementando as soluções da empresa em clientes como O Boticário, ETNA, Nivea, We Fashion e Gsus. Desde 2015, atua nas áreas de produtos, inovação e novos negócios, onde liderou os recentes processos de M&A da companhia, em especial a recente aquisição da Accera.

Paulo Lucena CCO 19/10/2020 02 anos

Trabalha na busca da superação de metas e na expansão dos negócios da empresa, onde atua há mais de 8 anos e já foi responsável pela gestão comercial da carteira de novos clientes e grandes contas. Em sua trajetória, passou pelas empresas de software Datasul/Totvs e SoftExpert, onde integrou projetos de concepção de aplicativos e, principalmente, na consultoria de CRM e processos de gestão de processos e atendimento e vendas. Formado em administração com habilitação em marketing, tem dois MBAs na área comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Robson Munhoz CCSO 19/10/2020 02 anos

Robson é sócio fundador da BIS Company – empresa especializada na produção de informações para a gestão de abastecimento e integração entre a indústria e o varejo –, adquirida pela NeoGrid em 2014. Atuou por 11 anos na BIS e 10 anos como responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios e Novas Verticais pela Interchange Serviços S.A., sendo responsável pelo desenvolvimento do processo comercial na relação indústria e varejo. No mercado financeiro, atuou por sete anos no desenvolvimento de estratégias para divulgação, implementação e comercialização de produtos eletrônicos utilizados na relação B2B. Participou do Comitê de Reabastecimento Contínuo e Processos Financeiros no ECR Brasil e foi consultor em projetos de e-business, SCM e CPFR. É Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, é pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP, com especialização em Supply Chain Management pela Universidade de Michigan.

Susana Russi Salaru CFO e DRI 23/05/2022 18/10/2022 (unificado aos demais membros)

Atual Chief Financial Officer da Neogrid, Susana é também responsável pelas Relações com Investidores na companhia. Susana É graduada em administração pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), e concluiu MBA na Duke – Fuqua School of Business, em 2004. Atuou em Equity Research nas instituições Safra Asset, de 2004 a 2007, e desde 2007 no Itaú BBA. Com foco no setor de Tecnologia e Telecom desde 2008, Susana liderou e dirigiu os times de cobertura e participou em diversos processos de IPO de companhias de Tecnologia, Telecom e Educação. Sua atuação destaque nas coberturas do mercado brasileiro e LatAm lhe conferiu participação no ranking da Institutional Investor de 2014 a 2018.

Carlos Alberto Soares Pereira CTO 18/04/2022 18/10/2022 (unificado aos demais membros)

Carlos Pereira foi eleito como Diretor Estatutário da subsidiária integral Neogrid Informática. Pereira é um executivo sênior de tecnologia com mais de 25 anos de experiência na área, é formado em Tecnologia pela UTESC e possui diversas especializações na área, em instituições como Stevens Institute of Technology, Harvard Business School e MIT Sloan. Em sua trajetória profissional, destacam-se as atividades como diretor de serviços, P&D e operações no grupo TOTVS, CTO da Senior Sistemas, e em sua experiência mais recente atuava como executivo sênior de tecnologia do Mercado Livre.

Bruno Nascimento Pereira CHRO 01/09/2022 18/10/2022 (unificado aos demais membros)

Bruno Pereira foi eleito como Diretor Estatutário da subsidiária integral Neogrid Informática. Bruno tem 20 anos de experiência em Gente & Gestão para tecnologia e startups. Algumas das empresas que ele ajudou: MongoDB, Stone, Sprinklr, VTEX, Endemol, Maker Studios/Disney, Oi, Bemobi.​ Sua experiência  antes da Neogrid foi como VP de Pessoas e Gestão da Cortex Intelligence. Bruno é graduado em Psicologia Social e Pesquisa Científica pela UFRJ, com especialização em Gestão de RH e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.​

Conselho de Administração

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Miguel Abuhab Presidente do Conselho 19/10/2020 02 anos

Miguel é engenheiro mecânico graduado pelo ITA – Instituto de Tecnologia da Aeronáutica. Em 1978, fundou a Datasul, que se tornou a maior empresa de software ERP no Brasil. Duas décadas depois, em 1999, fundou a NeoGrid, líder no Brasil em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) – onde é, atualmente, presidente do conselho. Paralelamente, desde 2003, Abuhab tem trabalhado em seu Plano de Simplificação Tributária para o Brasil, que serviu como base para o relatório da reforma tributária do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, aprovado em dezembro de 2018 na comissão especial da Câmara dos Deputados. Abuhab incorpora em seu business expertise a Teoria das Restrições (TOC), desenvolvida por Eliyahu Goldratt, e ideias relacionadas à cadeia de suprimentos. Também é membro fundador da organização TOCICO – Theory of Constraints International Certification Organization. O empresário ainda atua fortemente em projetos de responsabilidade social, focados em educação. O programa de TOCfE (TOC for Education), patrocinado pelo Instituto Miguel Abuhab (IMA), já formou 126 professores voluntários em 22 escolas da rede pública de ensino de Joinville, atendendo mais de 9 mil crianças.

Ana Dolores Moura Caneiro de Novaes Conselho de Adm. Independente 19/10/2020 02 anos

Ana Novaes graduou-se em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkley e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Desde 1998, é membro do CFA® Institute. Atualmente é membro do conselho de Administração do Fundo Garantidor de Crédito e da OEC – Odebrecht Engenharia e Construção servindo como coordenadora de seu Comitê de Auditoria, e conselheira do Comitê de Aquisições e Fusões. Entre julho/2012 e dezembro/2014 foi Diretora da CVM. Anteriormente foi membro do Conselho de Administração da CCR (membro independente entre maio 2002-junho 2012 e membro não independente 2015 – 2019), da CPFL Energia (2007 – 2012), Metalfrio (2009 – 2012) e Datasul (2006 – 2008). Foi também consultora do Comitê de Auditora da Companhia Siderúrgica Nacional (2006 – 2011); diretora de investimentos do Pictet Modal Asset Management S.A. (1998-2003); e analista de renda variável do Banco de Investimentos Garantia (1995-1997). Trabalhou no Banco Mundial em Washington, D.C. entre 1991 e 1994, tendo ainda lecionado macroeconomia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e na Universidade Federal de Pernambuco (1991).

Marcos Guimarães Grasso Conselho de Adm. Independente 19/10/2020 02 anos

Marcos Grasso graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com formação executiva em Governança, Gestão e Liderança pela Universidade de Harvard, Universidade de Oxford e Insead. É Coach certificado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Atuou como membro do conselho de administração de empresas como BRF, Tok Stok, Cacau Show, Marilan, Iberchem, Condor, C&A e Instituto Akatu. Possui mais de 30 anos de experiência em empresas de consumo no Brasil, Asia, Europa e Estados Unidos em empresas como Warner-Lambert, Pfizer, Cadbury e Mondelez/Kraft Foods, onde foi CEO no Brasil. Atualmente, é responsável pelas operações da América do Sul da firma francesa de investimentos Eurazeo, bem como sócio da consultoria M2G Advisors, que serve investidores, conselhos e executivos na área de estratégia, gestão e desenvolvimento humano. Atua como coach de CEO’s e mentor da Endeavor e do Programa Diversidade em Conselhos.

Jorge Steffens Vice Presidente Cons. de Administração 27/04/2022 19/10/2022 (unificado aos demais membros)

O Sr. Jorge Steffens possui vasta experiencia em empresas de tecnologia. É formado em Ciências da Computação, com pós-graduação em Engenharia da Produção e Marketing, e formação executiva pela Stanford University. Atuou na Datasul desde 1982 em diferentes áreas como desenvolvimento de produtos, suporte e comercialização de softwares. Em 2003 assumiu o cargo de Diretor Presidente da empresa, e em 2006 liderou o processo de IPO da companhia, executando um processo de expansão agressivo através de aquisições e internacionalização da Datasul. Em 2008 participou do processo de fusão da Datasul com a Totvs, empresa que deixou em novembro do mesmo ano. Em 2009 fundou a gestora Oria Capital, com foco em Private Equity no setor de Tecnologia, e atualmente é membro dos Conselhos de Administração das companhias Zenvia, Softplan, Geofusion e Knew.in.

David Abuhab Conselho de Administração (Efetivo) 19/10/2020 02 anos

David Abuhab graduou-se em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e possui especialização em Finanças com ênfase em Fundos de Investimentos e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas, Liderança de Produtos Digitais pela Tera e Negócios pela Stanford Graduate School of Business. Foi gerente de marketing e CEO da VejoaoVivo.com.br entre agosto de 2012 e janeiro de 2014. Desde março de 2015 é investidor da Motoboy.com. Atua como membro do conselho da Rio Pardo Bioenergia, da NeoGrid Datacenter e da R&B Rastreabilidade Brasil e foi investidor e co-fundador da Camerite, plataforma de videomonitoramento em nuvem.

Comitê de Auditoria

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Ana Dolores Moura Caneiro de Novaes Coordenadora do Comitê de Auditoria 19/10/2020 02 anos

A Sra. Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes, formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em dezembro de 2007. Possui doutorado em Economia pela Universidade Berkeley da Califórnia. Desde 1998, é membro do CFA® Institute. Atualmente é membro do conselho de administração do Fundo Garantidor de Crédito e da OEC – Odebrecht Engenharia e Construção servindo como coordenadora de seu Comitê de Auditoria, e conselheira do Comitê de Aquisições e Fusões. Foi Diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de julho de 2012 a dezembro de 2014. Anteriormente foi membro do Conselho de Administração da CCR (membro independente entre maio 2002 a junho 2012 e membro não independente entre agosto de 2015 a abril de 2019), da CPFL Energia (de abril 2007 a junho 2012), Metalfrio (de maio 2009 a junho 2012) e Datasul (de abril 2006 a agosto2008). Foi também consultora do Comitê de Auditora da Companhia Siderúrgica Nacional (de agosto 2006 a julho 2011); diretora de investimentos do Pictet Modal Asset Management S.A. (de 1998 a 2003); e analista de renda variável do Banco de Investimentos Garantia (de 1995 a 1997). Trabalhou no Banco Mundial em Washington, Estados Unidos entre 1991 e 1994, tendo ainda lecionado macroeconomia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2003 e na Universidade Federal de Pernambuco no primeiro semestre de 1991. Possui ainda tem vários artigos técnicos publicados em revistas técnicas. Ana é membro do Conselho Curador da Fundação do Câncer e do Conselho Fiscal do Instituto de Estudos para Políticas Públicas e sócia fundadora da Oitis Consultoria Econômica e Financeira Eireli para avaliação de empresas e governança corporativa.

Marcelo Lima Tonini Membro do Comitê de Auditoria 19/10/2020 02 anos

O Sr. Marcelo Lima Tonini foi sócio responsável pelas unidades de negócios da KPMG em Santa Catarina, em Joinville e Florianópolis, durante 13 anos. É responsável técnico por diversos projetos focados em auditoria e impostos, aplicados em empresas de diversos setores da economia como Alimentício, Têxtil, Metalmecânico, Construção Civil, entre outros. O Sr. Marcelo Lima Tonini tem domínio de normas contábeis nacionais e internacionais – CPC e IFRS, experiência no uso e integração com os sistemas ERP, inscrição ativa no CRC – Conselho Regional de Contabilidade e experiência em projetos de abertura de capital na BOVESPA em empresas dos setores Têxtil e Agronegócio. Possui atuação na gestão de vários projetos simultâneos e complexos, envolvendo diferentes produtos, equipes e áreas de negócio, otimização de metas, custos, prazos e qualidade das entregas, e tem extensa experiência em gestão operacional dos projetos ao longo do ciclo de vida (cronogramas, backlogs, baselines, listas de pendências e planejamento de entregas) e gerenciamento de conflitos relacionados ao trabalho em equipe. Ainda é responsável pelo processo de melhoria do nível de engajamento dos colaboradores, atingindo índices acima da média da Organização e tem ampla experiência em processos de Planejamento Financeiro e todas as rotinas envolvidas, como Gestão de Fluxo de Caixa, Investimentos, Gestão Orçamentária, Forecast, visão sistêmica de Processos de Negócios, com facilidade para mapeamento de processos e fluxos, compreensão de modelos de negócios e propostas de melhorias.

Paulo Sérgio Dortas Matos Membro do Comitê de Auditoria 01/02/2021 02 anos

Paulo Sérgio Cruz Dortas Matos é formado em contabilidade e economia, conta com mais de 30 anos de experiência em auditoria financeira e em revisão e avaliação de procedimentos de controles internos para companhias nacionais e globais. Sua experiência inclui ainda a liderança em projetos de due diligence para fundos de private equity e venture capital. Foi sócio da área de Strategic Growth Markets (SGM) da Ernst & Young, focada no desenvolvimento de oportunidades para empresas de diferentes indústrias e também no processo de abertura de capital (IPOs). Dortas é também membro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Conselho Fiscal

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Piedade Mota da Fonseca Membro efetivo do Conselho Fiscal Data da Eleição: 27/04/2022 01 ano

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA da Amana e com STC Skills, Tools and Competencies Executive Program da FDC e da Kellog School of Management. Possui 42 anos de experiência em Gestão, Auditoria, Avaliação de Controles Internos, Análise de Riscos e Compliance. Foi Diretora da Auditoria Interna da CSN Companhia Siderúrgica Nacional por 15 anos, onde introduziu a SOx Sarbanes Oxley Act e difundiu os conceitos de avaliação de riscos, bem como implantou o Manual da Organização, com as principais Diretrizes, Normas e Procedimentos das empresas do grupo, inclusive, as de Governança Corporativa. Atuou como membro titular dos Conselhos de Administração da Inepar FEM (em 1997), Eletropaulo (em 1998) e Condor-Tecnologias não Letais (de SET/2012 a NOV/2015), nesta última, também presidiu o Comitê Financeiro. Atuou, ainda, como membro efetivo do Conselho Deliberativo da CBS Previdência (de ABR/2003 a MAI/2013), onde também exerceu cargo de Presidente da CBS Previdência, por 3 meses e, ainda, como membro suplente do Conselho de Administração da Namisa (de ABR/2009 a MAI/2012) e como membro suplente do Conselho Fiscal da VALE (de JUN/1997 a MAR/2001).  É Conselheira Fiscal na CCR S.A. Também é consultora na implantação das áreas de Auditoria Interna, Risco e Compliance.

Alidor Luerdes Membro efetivo do Conselho Fiscal Data da Eleição: 27/04/2022 01 ano

Graduado em Direito pela FURB – Universidade Regional de Blumenau, pós graduado em Administração de Empresas e mestre em Administração de Negócios pela FURB – Universidade Regional de Blumenau. Foi Executivo (Gerente e Diretor) por 39 anos (1971-2010) do Grupo Weg. Exerceu cargos de Diretoria, Corporativo Administrativa/Financeira, dirigindo Departamentos de Controladoria, Finanças, Tecnologia da Informação, Jurídico, Relações com Investidores, Importação e Auditoria Interna. Além disso foi Diretor Superintendente da Weg Transformadores e Vice Presidente do Conselho Deliberativo da Weg Seguridade Social. Foi Membro do Conselho de Administração da HISA S.A. (2006 a 2011), Membro do Conselho de Administração da Zen S.A. (2001 a 2012), do qual foi Presidente. Foi Membro do Conselho Fiscal da Marisol S.A. (2001 a Jul/2012) e Membro do Conselho de Administração da Dudalina S.A. (2010 a 2013), do qual também foi Presidente. Atualmente participa em Conselhos de Administração e/ou Consultivos e é Sócio Diretor na DPL Assessoria Empresarial Ltda.

Gláucio Cunha Barros Membro efetivo do Conselho Fiscal Data da Eleição: 27/04/2022 01 ano

Graduado em Administração de Empresas, pela Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo, tem MBA em Controladoria pela USP/FIA – Dez/02 e MBA CEO GLOBAL pela FGV/ISCTE-IUL – Dez/17. Iniciou sua carreira como auditor externo na KPMG. Atuou por 5 anos como CFO da Sony Brasil, sendo responsável pelas áreas de Finanças, planejamento orçamentário, Impostos, Jurídico, RH e TI. Foi Diretor Financeiro na Hughes Telecomunicações onde implantou sistemas integrados (ERP) e liderou a captação de linhas de crédito para implantação de Hubs de Telecomunicação para empresas de telefonia celular. Em 2021 passou a ser o líder em Finanças da AMCOM Sistemas de Informação S.A., sendo responsável por M&A. Atualmente é certificado como Executivo de Finanças pelo IBEFSP/2019 e Conselheiro formado pelo IBGC/SP.